O primeiro mês já se foi

O ano começou e seu primeiro mês já se foi. Parece que o tempo passou depressa, mas é que isso acontece com os bons momentos. Por bons momentos, me refiro às férias da faculdade, que estão chegando ao fim. Voltar preparado é o mais importante, e consegui descansar em janeiro, sendo assim, não há sobre o que reclamar.

Para o blog, esse foi um mês incrível. Consegui muitas visitas e visualizações, houve um crescimento nesses números, o que me deixa feliz. As postagens mantiveram-se regulares e variadas (talvez eu precise escrever mais poemas). Um ótimo início de ano para o blog, espero continuar com essa pegada ao longo dos meses.

As leituras concluídas foram poucas. Decidi ler livros com muitas páginas, o que demanda mais tempo. Consegui ler dois livros. Iniciei a leitura de ‘Crime e castigo’, mas esse vai ficar para fevereiro. Poucos livros, porém muitas páginas e um grande aprendizado sobre Tolkien, que eu vinha lendo de maneira constante. Assim ficou o ranking de janeiro:


Capa do livro O Silmarillion, Tolkien, WMF Martins Fontes2° O Silmarillion – J. R. R. Tolkien (WMF Martins Fontes, 2011): Há muita história sobre as Eras anteriores a ‘O Senhor dos Anéis’, relatos sobre a criação do mundo, dos habitantes da Terra-média, dos Senhores do Escuro e de como o mundo chegou naquilo que vemos durante a Guerra do Anel. Tudo isso está relatado em ‘O Silmarillion’, uma espécie de bíblia da mitologia criada por Tolkien, conhecida como legendarium. A escrita desse livro é um pouco diferente dos demais, mais sombria, mais direta e mais triste. Ao virar as páginas, temos a impressão de realmente estar lendo um livro sobre mitologia, como o ‘Edda em prosa’, grande inspiração para o autor, sem valar em outras culturas, como a grega e a celta, que também o inspiraram. Obra que preenche várias lacunas e dúvidas que surgem a partir da leitura da “Trilogia do Anel”, explicando muita coisa que é mencionada, mas que não havia aprofundamento. Como é de praxe com Tolkien, essa é uma narrativa cheia de detalhes, nomes e história muito rica. Vale a pena se aprofundar na mitologia tolkieniana, ou pode ser, também, um bom ponto de partida para suas obras. Confira minha resenha AQUI.


Capa do livro O retorno do rei, Tolkien, Martins Fontes1° O Senhor dos Anéis: o retorno do rei – J. R. R. Tolkien (Martins Fontes – selo Martins, 2000): Volume final da “Trilogia do Anel”, que marca o fim da Terceira Era de Arda. A jornada de cada membro da Sociedade chegará ao final, com muitas surpresas aguardando-os. Esse é o volume que apresenta o maior número de batalhas, com mais ação. Mesmo assim, essas cenas de batalhas são menos descritivas e mais curtas que o restante. Tolkien preferiu dar destaque ao sofrimento e ao esforço dos hobbits Sam e Frodo, que seguem a Mordor, buscando destruir o Um Anel. Essa decisão não é ruim, porém, acredito, que a leitura ficaria mais emocionante com batalhas mais descritivas, mostrando como as lutas foram difíceis e sofridas. Para quem assistiu aos filmes, o final do livro surpreende, pois contém cenas que não aparecem na adaptação cinematográfica. Isso mostra como o autor era criativo e detalhista, merecendo o título de Mestre da Fantasia. Entre os três volumes, esse é o que possui o menor número de páginas sobre a história da “trilogia”. O que aumenta o número de páginas são os apêndices, que explicam diversas questões inexplicadas durante a narrativa. Ótimo final para a grande narrativa épica de Tolkien. Veja meu post sobre o livro AQUI.


Poucas leituras, mas leituras densas. Livros desse tipo requerem tempo e paciência para uma maior absorção e compreensão do conteúdo. Um grande mergulho no mundo da fantasia, o que recomendo a todos.

Você já conhecia esses livros? Leu algum? Deixe uma mensagem nos comentários, diga sua opinião sobre as obras de Tolkien.

Que fevereiro venha com tudo e que estejamos preparados para isso! Que sejam excelentes os dias que estão por vir. Espero que janeiro tenha sido um grande mês para você.

Obrigado pela visita.

Abraço.

Alan Martins

Fogos de artifício, azul, janeiro
Imagem editada sobre http://maxpixel.freegreatpicture.com/photo-574739, publicada sob Licença (CC0 1.0).

Curta a página do blog no Facebook 👍

Siga no Instagram 📸

Siga no Twitter 🕊

Gosta de livros?📚 Veja outras dicas de leitura »»AQUI«««

Gosta de poesia? 🍂 Confira algumas »»»AQUI«««

Veja algumas dicas ‼  »»»AQUI«««

Confira algumas listas  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios
O primeiro mês já se foi

3 comentários sobre “O primeiro mês já se foi

    1. É um livro muito bom sim. Muito legal saber o que ocorre antes de ‘O Senhor dos Anéis’, descobrir o que aconteceu com o mundo e como tudo chegou ao que vemos nessa trilogia. Vale a pena dar uma chance ao livro, acho que vai gostar bastante!
      Obrigado pela visita!
      Abraço. 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s