Últimos minutos de 2017

O último mês do ano de 2017 foi de descanso, mas também de muito trabalho. Mês de férias da faculdade, porém esse é o período mais puxado para quem trabalha no comércio, como eu, com esses horários especiais de final de ano.

Apesar disso, foi possível descansar, tanto o corpo, quanto a mente. Uma época cheia de festas. Nasci quase no dia de Natal, então os últimos dias de dezembro são cheios de comemorações.

Foram ótimos dias com a família, realmente “boas festas”. Por vários motivos, eu não poderia desejar um final de ano melhor. Acredito que entro em 2018 com energias renovadas e muito feliz, pronto para encarar mais um longo ano, que será o meu último na faculdade, então haverá muito trabalho nesse sentido.

Consegui completar algumas leituras e bater minha meta. O blog manteve uma boa audiência, mas é comum que ela caia um pouco nesse período no qual as pessoas estão de férias. Espero continuar com muitas postagens em 2018, trazendo um bom conteúdo. Mas, agora, o que trago é o ranking de leituras do mês de dezembro. Quem será o campeão?


Livro Primeiro Amor Turguêniev Rússia Penguin5° Primeiro amor – Ivan Turguêniev (Penguin-Companhia das Letras, 2015): Um clássico da literatura russa, escrito por um de seus maiores representantes. Turguêniev conseguiu expressar muito bem o sentimento de um primeiro amor adolescente, sentido por alguém ainda inexperiente. Um amor que machuca, ainda mais porque a pessoa amada faz o pobre protagonista sofrer, pois é uma pessoa que gosta de estar no controle e adora brincar com os sentimentos dos homens, utilizando todo o seu charme. Uma leitura leve e rápida, com bons protagonistas e uma pequena reviravolta que surpreende no final. Vale a pena conhecer mais sobre a literatura russa, nessa edição com tradução direta do original, por Rubens Figueiredo, profissional competente e experiente. Veja o post que fiz sobre o livro, AQUI.


Edda Prosa Snorri Sturluson Mitologia Nórdica4° Edda em prosa: Gylfaginning e Skáldskaparmál – Snorri Sturluson (Ed. Barbudânia, 2014): Principal obra sobre mitologia nórdica, esta é a edição mais completa do ‘Edda em prosa’ disponível no mercado brasileiro. Escrito pelo historiador Snorri Sturluson no século XIII, o livro reúne o ‘Gylfaginning’, que conta sobre os deuses nórdicos e suas aventuras, a origem do mundo e das coisas; e o ‘Skáldskaparmál’, que fala mais sobre poesia e metáforas, uma obra mais técnica, praticamente ensinando como se fazer poesia com a mitologia nórdica. Uma leitura riquíssima, fonte de aprendizagem, tanto sobre uma mitologia tão comentada hoje e também sobre história em geral, de um povo antigo e de muita tradição. Descubra uma nova cultura. Conheça mais sobre o livro, AQUI.


o_hobbit_capa3° O hobbit – J. R. R. Tolkien (WMF Martins Fontes, 2012): Toda a história do Um Anel começa aqui. Levando uma vida tranquila no Condado, o hobbit Bilbo não poderia imaginar que embarcaria em uma aventura cheia de perigos e emoções pela Terra-média. Mas, quando o mago Gandalf bate à sua porta lhe convidando para essa jornada, a vida do hobbit muda completamente e não voltará a ser a mesma. Elfos, anões, dragões, orcs, são apenas alguns dos habitantes desse mundo fantástico que ele encontrará. Leitura essencial para quem deseja embarcar em ‘O Senhor dos Anéis’. Escrita com um tom mais infantil, pois foi um livro destinado a esse público. Se comparado a ‘O Senhor dos Anéis’, vemos como o estilo de escrita é um pouco diferente, um pouco mais leve e menos sombrio, porém não se deixe enganar por esse caráter infantil. Leia mais sobre o livro, AQUI.


Livro Sociedade Anel Tolkien LOTR2° O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel – J. R. R. Tolkien (Martins Fontes – selo Martins, 2000): A primeira parte da ‘Saga do Anel’ começa devagar. O ritmo da narrativa é lento, as coisas empolgam mais do meio para frente, quando a Comitiva parte para a missão para qual foi designada. História que dá continuidade a ‘O hobbit’, onde o mistério do Anel é revelado. As forças da Escuridão estão aumentando e a Terra-média corre um grande perigo. Obra rica em detalhes e em história. Tolkien criou uma nova mitologia, aclamada até hoje. O autor ditou os padrões da fantasia moderna. É difícil tentar imaginar como seria a literatura de fantasia sem Tolkien, certamente não seria tão apreciada como é hoje. Recomendado para todo fã de fantasia. Descubra mais sobre o livro, AQUI.


Livro Duas Torres Tolkien Capa1° O Senhor dos Anéis: as duas torres – J. R. R. Tolkien (Martins Fontes – selo Martins, 2000): Diferente do primeiro volume, o segundo empolga um pouco mais. Há mais ação acontecendo, mais cenas de batalha. Um sentimento de urgência toma conta das personagens, que não podem perder tempo, pois Sauron está reunindo suas tropas para um ataque final. Ótima preparação para o clímax da história. Ao final da leitura, surge um sentimento de curiosidade, para saber o que irá acontecer com o mundo e com as personagens, que encontram ainda mais perigos pelo seu caminho. Os detalhes ainda estão ali, há partes onde a leitura fica mais lenta e carregada, porém muito disso é quebrado pelas cenas de ação. O livro agrada tanto quem gosta de detalhes, quanto quem prefere uma leitura mais fluida. A Comitiva se separou, seus membros tomaram rumos diferentes, mas o objetivo principal ainda permanece vivo. Fiz um post sobre o livro, leia-o AQUI.


Muitas leituras de boa qualidade, fica até difícil escolher qual foi a melhor, são todos livros muito bons, obras clássicas que acrescentam muito ao leitor.

E aí, o que achou do ranking? Conhecia algum dos livros? Espero que possam servir como boas dicas de leitura.

Conte aí como foi o seu final de ano e como passou!

Lhe desejo um ótimo 2018, cheio de vontade e força para realizar seus objetivos e bater suas metas!

Obrigado por ler.

Grande abraço!

Alan Martins

Relógio marcando meia-noite, fogos, céu estrelado e Lua
À meia-noite, a festa começa, um novo ano se inicia. Editado sobre https://pixabay.com/photo-315204/, https://pixabay.com/photo-812881/, http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=152537. Imagens publicadas sob Licença (CC0 1.0).

Curta a página do blog no Facebook 👍

Siga no Instagram 📸

Siga no Twitter 🕊

Gosta de livros?📚 Veja outras dicas de leitura »»AQUI«««

Gosta de poesia? 🍂 Confira algumas »»»AQUI«««

Veja algumas dicas ‼  »»»AQUI«««

Confira algumas listas  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios
Últimos minutos de 2017

7 comentários sobre “Últimos minutos de 2017

  1. Esse negócio de Festas eu entendo bem. Natal, Ano Novo e Aniversário comemorados um atrás do outro… é até bom.
    Já fica tudo comemorado e em tempo de férias e tranquilidade… muito bom!
    Aproveito para lhe desejar um Feliz Aniversário e um ótimo Ano Novo!!!
    Boas leituras, nada como atingir as metas, não é mesmo?
    É isso aí… simbora começar de novo! kkkk
    Até! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. fim de ano, começo de um outro ano, sempre algo se renova, inclusive nós. o meu foi como desejava, calmo, tranquilo e em paz. e fico feliz que suas metas tenham sido alcançadas e sempre com leituras de primeiro time. bom para quem chega aqui. e parabéns pelo aniversário. tenha um maravilhoso 2018. grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dezembro é um mês que tem sido de muito trabalho e festas para mim. É bom saber que o seu final de ano foi bom e como desejava, que 2018 também seja assim, não menos que isso. Agradeço suas palavras e pelas muitas visitas e comentários em meu post em 2017. Espero tê-lo por aqui em 2018 também!
      Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s