7 DICAS PARA TURBINAR SEU BLOG

Este blog foi criado em 2015 com o intuito de apresentar e compartilhar minha experiência ao terminar a leitura de um livro — a ideia era não apenas escrever uma resenha, mas sim tentar sempre trazer algo a mais, uma visão mais ampla. De lá para cá, ampliei um pouco a gama de conteúdo com o passar dos meses e hoje escrevo textos argumentativos, alguns com caráter mais reflexivo, poesias, dicas, etc.

A variedade aumentou, assim como as visualizações. Comecei a trabalhar com mais afinco nesse blog apenas no início desse ano, escrevendo mais, me dedicando mais. Tenho a felicidade de dizer que já vi alguns resultados muito bons, o que me alegra demasiadamente. Claro, não é um blog grande ainda, mas já se desenvolveu muito.

Desenvolvi algumas estratégias que me ajudaram a dar uma alavancada no blog. Pensando nessas estratégias, resolvi criar uma lista com algumas dicas que podem ajudar a dar uma turbinada em seu blog. Essas dicas são minhas experiências pessoais, o que eu fiz para tentar melhorar meu próprio blog. Estou certo de que muitos já podem ter conhecimento de alguma coisa que citarei, porém, outras podem ser ainda desconhecidas. Creio que são dicas que vão te ajudar. Ajudaram a mim e resolvi passar isso adiante. É sempre bom compartilhar experiências.

Confira as dicas:

1 – CRIE CONTEÚDO: Isso é algo bem óbvio, porém é o principal para um blog se desenvolver. Sem conteúdo, as pessoas não vão se interessar em visitá-lo. Não é necessário postar todos os dias, mas a frequência é muito relevante. Quanto mais posts, mais são as chances de alguém visualizar, se interessar pelo blog. Lembre-se que é sempre importante prezar pela qualidade. Não adianta nada postar muita coisa, mas que sejam ruins, que não despertem interesse em ninguém. Tente organizar seu conteúdo, para que seja encontrado com maior facilidade pelo leitor, preze pela qualidade. E não se esqueça, dê sempre o seu melhor.


2 – ESTIPULE METAS E DEFINA UM FOCO: Uma maneira de se manter estimulado a escrever e criar conteúdo, é definir dias para suas postagens. Por exemplo: vou postar todas as terças e quintas-feiras; vou criar um post semanal; ou, quero postar três vezes na semana. Veja o que você é capaz de fazer, qual a frequência que você conseguirá cumprir; defina isso e tente sempre atingir essa meta (pode até dobrá-la depois 😜). Faz-se importante, também, focar o blog em algum conteúdo específico. Escolha algo que tenha mais a ver com você, o que você possui mais facilidade em lidar e transmitir. Seria difícil querer falar sobre tudo, não dá para criar bons conteúdos assim. Isso não quer dizer que você não possa explorar outros caminhos, mas é sempre bom criar uma identidade.


3 – INTERAJA COM OUTROS BLOGUEIROS E APRENDA COM ELES: Ninguém vence sozinho. Criar relações com sua blogosfera é uma experiência divertida e de grande aprendizado. Leia outros blogs, siga-os, comente, curta. É isso o que você busca para o seu blog, então faça o mesmo para outras pessoas. A relação se torna recíproca após um tempo, há a criação de laços; mais do que leitores, você consegue criar amizades. Além disso, você pode aprender com os acertos de outras pessoas. Não quero dizer copiar, mas sim trazer algo de bom que visto em algum blog, algo que se enquadre na sua proposta de conteúdo. E sempre responda seus comentários, não dê uma de arrogante. Quem comenta sempre gosta de uma resposta (construtiva).


4 – UTILIZE ENCURTADORES DE LINKS: Encurtar links era importante, antes, para twitteiros, pela limitação de caracteres. Atualmente isso não é o mais importante. As ferramentas mais utilizadas para essa finalidade são Goo.gl, ferramenta do Google, e o Bitly. Cada um possui suas vantagens e desvantagens. A vantagem de utilizar uma dessas ferramentas — e a principal razão pela qual são utilizadas hoje —, é a de que será possível rastrear e contabilizar os cliques que seu link recebeu. É uma boa maneira de conhecer seus visitantes, quais as plataformas que eles utilizam (celular, computador). Isso ajuda, bastante, a melhorar o seu conteúdo, já você poderá saber de onde seus visitantes vieram. Além do fato de criar uma URL mais amigável, menor.


5 – UTILIZE A FERRAMENTA DE INDEXAÇÃO DO GOOGLE: O Google Webmasters é uma ferramenta que permite a indexação de seu blog e todo o seu conteúdo no mecanismo de busca do Google. Esse é mecanismo de busca mais utilizado da internet, seria interessante se fosse possível encontrar seu blog nessa ferramenta, não? Utilizá-lo pode parecer complicado no início, porém não há segredo. As plataformas de blogs dão suporte a isso e o próprio Google Webmasters possui um tutorial bastante claro e simples.


6 – FAÇA BACKUP DE SEU CONTEÚDO: Existem diversos serviços gratuitos de backup em nuvem. O próprio Google oferece o Google Drive. A vantagem dessa ferramenta é que será possível utilizar as duas últimas dicas, e mais essa, com apenas uma conta — sua conta do Google. Caso aconteça algo de errado com o seu blog ou com o seu computador, seus dados, seu conteúdo criado com tanto carinho, não serão perdidos, pois você possui tudo guardado em segurança.


7 – UTILIZE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR: Não tenha medo, nem vergonha, de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Elas são os principais canais de divulgação de conteúdo da atualidade, ficar de fora delas seria bobeira. Sempre haverá alguém que se interessará por aquilo que você compartilhou, e com o tempo esse alguém se tornará muitos. Deixe seus links em todos os perfis que você possuir pela internet, assim será mais fácil alguém te encontrar. É possível se autopromover em seus próprios posts, inserindo links para outros conteúdos, outras postagens, e páginas. Entretanto, tente não ser um chato que crie spam. Mostre-se. Se você ficar escondido, ninguém o encontrará.


São dicas interessantes, não acha? Estou seguindo-as e só me fizeram bem até agora. Mal certamente não irão fazer. Acredito que te ajudarão. Espero que tenham sido dicas úteis e interessantes.

Caso possua alguma dúvida sobre a utilização de alguma ferramenta citada, deixe um comentário, estarei disposto a ajudar.

Procuro sempre melhorar a cada dia, essas dicas me foram de grande ajuda e confio que também lhe servirão bem. Nenhum resultado vem de imediato. Tudo tem seu tempo. Tenha paciência e perseverança.

Agradeço sua visita. Sinta-se à vontade para voltar sempre que quiser. Você será sempre bem-vindo!

Abraço. 😄

Alan Martins

7_dicas_turbinar_seu_blog_destaque
Imagens compartilhadas sob Licenças CC0 Domínio Público e CC BY-SA 2.5. Disponíveis em: http://maxpixel.freegreatpicture.com/photo-265132; https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Human-go-up.svg.

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Gostou das dicas? ‼Confira outras »»»AQUI«««

Veja alguns dos meus poemas 🍂  »»»AQUI«««

»»»Veja outras listas aqui«««


Licença Creative Commons
Este post está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Anúncios
7 DICAS PARA TURBINAR SEU BLOG

45 comentários sobre “7 DICAS PARA TURBINAR SEU BLOG

    1. Olá! Que bom que gostou das dicas! 😀
      Os posts diretamente do blog não teria como guardar, mas se você os escreve no Word, dá para enviar o arquivo para o Drive. Ou você pode copiar o texto do post e colar no Word, caso escreva o post diretamente no WordPress.
      Obrigado pela visita! Abraço.

      Curtir

    1. Oi! Acho que temos que sempre se ajudar, ainda mais quem é independente, que é a grande maioria. Me alegre ver que as dicas te deixaram interessadas e lhe serviram. Obrigado pela visita!
      Sobre o Google, você fala do Webmasters, para indexar o blog?

      Curtido por 1 pessoa

      1. Quando você acessar o site do Webmasters e logar com sua conta, aparecerá uma página de boas vindas. Há um campo para adicionar uma propriedade, onde você irá digitar a URL para o seu blog, a URL principal. Aparecerá uma tela para verificar a propriedade do site. Você deve clicar em métodos alternativos > tag HTML. Copie toda a meta tag que aparece entre “” e vá nas configurações do painel de controle do WP, clicando em “Tráfego”. Role a página até encontrar a seção “Serviços de Verificação do site”. No campo “Google”, cole a meta tag que você copiou e salve as configurações. Depois é só clicar em “Verificar” no Google Webmasters. Agora seu blog está verificado e você poderá utilizar o “Search Console”. É lá que você poderá enviar o sitemap do seu blog, opção Rastreamento>Sitemaps. Você encontra o link do sitemap logo acima de onde você colou aquela meta tag, no WP. A opção Rastreamento>Buscar como o Google serve para indexar URLs à busca do Google. Você pode adicionar as URLs dos seus posts lá é solicitar a indexação.
        Me diga se ajudou, se conseguiu fazer o processo todo. Qualquer dúvida, me avise.

        Curtido por 2 pessoas

  1. São dicas ótimas, ultimamente tenho dado mais importância ao meu blog e tenho me esforçado mais pra fazer ele crescer … Ele foi de uma ideia de onde postar poemas a meu segundo trabalho.
    Bem, obrigado pelas dicas e tá na minha vez de por elas em prática 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gosto do seu blog. Seus poemas e contos são muito bons, e você tem todo o mérito do crescimento que o blog teve. Acho que essas dicas vão te ajudar sim, será possível alcançar novos leitores para seus escritos. Obrigado pelo comentário e pela visita, ótimo saber que o post foi relevante para você. Abraço! Continue sempre escrevendo mais.

      Curtir

  2. Sempre procuramos melhorar com a publicação dos amigos blogueiros e estimulá-los também! Gostei muito da sua publicação, é um estímulo muito importante para que está nessa jornada! Com sua permissão gostaria de espalhar suas palavras lá no meu blog. Um grande abraço!

    Curtir

    1. Sitemap é literalmente o mapa do site. É um arquivo que contém todos os links e informações do blog ou site, de maneira organizada. O WordPress cria esse arquivo automaticamente. É só ir em Configurações > Tráfego. O sitemap serve para ajudar na indexação do site/blog em um mecanismo de busca, já que vai facilitar bastante na hora da busca, por deixar tudo mais organizado. É interessante enviar o sitemap do blog/site para o Google Webmasters.

      Curtir

      1. Sim, é nesse mesmo. Dá para cadastrar mais de um blog ou site. A opção de enviar o sitemap está no menu lateral. Já a opção ‘Buscar como Google’ serve para indexar um link.

        Curtir

  3. Renata Papeleira disse:

    Alan, estou de volta! 🙂 vou fazer o 4 e o 5. Quando eu tinha site pago usava o Google Analytics e um outro Google que não lembro o nome agora para indexação. Mas não sabia que dava pra fazer o mesmo em um blog gratuito. Ótimo saber! A dica 6 também é hiper importante. Hoje mesmo estava lembrando de quando perdi 1 semana de conteúdo no antigo site. Mas aprendi a lição. Como fazer divulga seu trabalho nas redes sociais? Criou perfis só para o Blog? Aproveito pra elogiar seu site: é um dos mais bem escritos e eruditos que eu já vi por aqui. Que continue crescendo e vc fazendo um ótimo trabalho.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha! Fico muito feliz com seus elogios e que goste assim do meu blog! Ganhei o dia! 🙂
      Por enquanto eu ainda não criei uma página para o blog nas redes sociais. A que mais uso é o Facebook, estou compartilhando os posts no meu perfil pessoal. Mas pretendo criar uma página para o blog em breve. Dá para atingir mais pessoas assim. Manter uma backup é sempre importante mesmo, seja físico ou na nuvem. Obrigado pelo comentário, é bom saber que as dicas foram construtivas. Tenho certeza que utilizá-las lhe fará bem. E é possível sim indexar o blog no Google, mesmo sendo o plano gratuito, funciona sim. Dá até para enviar sitemaps.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Alan, estou tentando fazendo tudo isso. A única coisa que ainda me sinto constrangida é em relação a rede social. Aos poucos vou me “soltando” rsrs… A reciprocidade, é muito importante para quem quer continuar com o blog e quer alavancar, mas muitos ainda não se deram conta disso..Legais suas dicas. 😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha, e imagino que muita coisa cresceu depois que passou a utilizar tudo isso, né? Eu também tinha um pouco de “vergonha” de compartilhar no meu Facebook, mas com o tempo vamos vendo que isso era bobeira. Tudo tende a melhorar quando você expõe mais o seu conteúdo. Obrigado pelo comentário. 😘😄

      Curtir

  5. Também adorei as dicas, Alan!

    Realmente, a gente sempre aprende dando uma olhada nos blogs dos amigos.
    E frequência é umas das principais necessidades para o sucesso de um blog: quanto mais postar, melhor. Mas, claro, como você disse, sem se descuidar da qualidade.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s