RANKING DE JULHO

Pelo post estar um pouco atrasado, acho que já se pode imaginar certas coisas. O mês de julho terminou muito corrido e agosto começou mais corrido ainda! Isso se deve ao fato de minhas aulas terem reiniciado; adeus férias . 😭

Não consegui escrever este post para o primeiro dia desse longo mês de agosto. Bem, antes tarde do que nunca. Cá estou tentando resumir como foram os últimos 31 dias.

Foi possível descansar bastante. Apesar de eu ter um emprego e não estar de férias do mesmo, as férias da faculdade já ajudaram. Estudar cansa mais a mente do que o corpo, tanto pelo conteúdo a ser lido, quanto pela preocupação com prazos e desempenho. O desgaste mental é pior do que o físico, porque uma mente cansada significa um corpo cansado, por consequência. Acredito estar voltando renovado às aulas (é o que veremos). Preparei meu psicológico para aguentar mais dois bimestres de muito trabalho.

Mesmo descansando, não me desprendi do blog, pois é algo pelo qual peguei gosto. Gosto de fazer minhas postagens e ver o desempenho, que se manteve bom. Espero sempre estar melhorando a qualidade dos meus textos, sempre procurando evoluir. As leituras também continuaram no mesmo ritmo, e como está se tornando um costume, trago o ranking dos livros que li. É uma boa hora para obter algumas dicas de leitura. Quem sabe os títulos apresentados aqui não despertam em você uma curiosidade, daquelas que chegam a coçar.


solaris_capa4° SOLARIS – STANISLAW LEM (ALEPH, 2017): Esse é um livro que me decepcionou um pouco. A editora apresentou um ótimo projeto gráfico para essa edição e fez um marketing muito chamativo. Entretanto, o conteúdo deixou a desejar. A história até começa boa, uma ficção científica interplanetária, envolvendo um psicólogo que vai até o planeta Solaris para estuda-lo. Coisas estranhas estão acontecendo no local e o protagonista logo percebe que algo não está certo. Há muitas passagens que citam livros e estudiosos criados pelo autor, que também criou uma ciência para ‘Solaris’: a solarística. Nessas horas, o ritmo cai e deixa a leitura um pouco tediosa, científica demais. Claro, Lem merece todos os méritos por tudo o que criou e contribuiu para a literatura de ficção científica, porém esse livro poderia ter sido melhor, se ele tivesse tomado outros rumos. Veja meu post sobre o livro, onde dou minha opinião com mais detalhes.


meridiano_de_sangue_capa3° MERIDIANO DE SANGUE – CORMAC MCCARTHY (ALFAGUARA, 2009): McCarthy é o autor de dois dos livros mais violentos que já li: ‘Meridiano de sangue’ e ‘Onde os velhos não têm vez’. Já se pode imaginar a violência pelo “sangue” no título. É uma história que mistura personagens reais com ficção. A expansão dos EUA rumo ao Oeste não foi nada pacífica, muitos combates foram travados com os índios que habitavam a região e com os mexicanos (aquela região era parte do México). O enredo ocorre logo após o fim da guerra entre essas duas nações, que resultou em um grande território sendo anexado pelos EUA. Essa obra apresenta um dos antagonistas mais repulsivos e interessantes de todos os tempos. Pela violência explicita e descritiva, pessoas mais sensíveis não vão gostar muito de conhecer o livro. Porém, é um livro que retrata bem o lado mais animal do ser humano, com o fator histórico, que mostra como a história possui capítulos bem violentos. Confira meu post sobre o livro e saiba mais sobre uma das obras mais aclamadas de Cormac McCarthy.


biblia_quatro_evangelhos_capa2° BÍBLIA, NOVO TESTAMENTO: OS QUATRO EVANGELHOS – VÁRIOS AUTORES (COMPANHIA DAS LETRAS, 2017): Frederico Lourenço resolveu criar a tradução mais completa da Bíblia para a língua portuguesa. A Companhia das Letras irá publicar essa tradução em diversos volumes, onde o primeiro contém os quatro Evangelhos. Esses livros foram escritos, originalmente, em grego koiné e Lourenço fez uma tradução direta, pois é um estudioso da língua grega e da própria Bíblia. Nesse volume, conhecemos a história e ensinamentos de Jesus através dos escritos dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Essa edição possui a premissa de ser a mais fiel possível e podemos ver o esforço do tradutor em suas diversas notas de rodapé, que, aqui, prezam mais em explicar a origem das palavras, é uma verdadeira aula de Semântica. É um livro com grande valor histórico e cultural e social, pois influenciou e ainda influencia o mundo. Deve ser lido por crentes e não crentes. Pelo conhecimento obtido através dessa leitura, é possível compreender mais certas coisas ao nosso redor, além de referências em outros livros e outras obras. Essa edição merece ser conhecida. O post que eu fiz sobre essa edição possui outras informações, vale a pena lê-lo.


o_sol_para_todos_capa1° O SOL É PARA TODOS – HARPER LEE (JOSÉ OLYMPIO, 2015): Essa autora conseguiu gravar seu nome na literatura dos EUA e também na história da literatura mundial, com apenas um livro publicado. ‘O Sol é para todos’ foi o único livro que Lee escreveu, um livro que lhe rendeu um prêmio Pulitzer de melhor ficção e que foi adaptado para o cinema, uma adaptação que venceu o Oscar. A história é narrada tendo como ponto de vista a pequena Scout, a protagonista. Ela e seu irmão vivem com o pai em uma cidade pequena do Sul dos EUA, nos anos 1930, uma região muito racista. O preconceito é o tema principal da obra, como ele faz com que as pessoas julguem alguém apenas pela cor da pele. Porém há outros temas presentes, como pobreza, coerção social, violência e determinismo. Um livro antigo, todavia muito atual. Uma escrita simples e divertida, sem deixar de ser crítica e de nos fazer refletir. Ser tão aclamado assim até hoje é muito merecido. Seria difícil não se simpatizar com a protagonista. Você pode ver meu post sobre o livro, que valerá o clique tenho certeza!


Gostou da lista? Conhecia algum dos livros citados? Espero que as dicas tenham sido úteis e que tenham lhe despertado o interesse.

Também espero que o mês de julho tenha sido excelente para você, e que agosto seja propício para todos nós.

Obrigado pela leitura e espero que volte sempre. Você é a força que me estimula a continuar trabalhando no blog. Até o próximo post! 😉

Alan Martins

ranking_julho_destaque
Imagens por Engin Akyurt (editado). Publicadas sob Licenças CC0 Domínio Público e (CC BY-SA 3.0). Disponíveis em: https://pixabay.com/photo-2303239/; http://fav.me/daymd34.

»»»Veja outras listas aqui«««


Licença Creative Commons
Este post está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Anúncios
RANKING DE JULHO

8 comentários sobre “RANKING DE JULHO

  1. Achei interessante o seu ranking… você gostou mesmo de ‘o sol é para todos’. Legal.
    Sabe, eu acho mega estranho traduções de bíblias. No original já é estranho, porque é uma escrita antiga-difícil. Imagino o tempo que se leva para encontrar uma interpretação plausível para algo que foi escrito para orientar a fé.
    Se já sofri quando me sentei com o grupo que traduziu escritos russos, imagina nesse caso. rs

    Bacio

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pela visita. Eu gostei mesmo desse livro!
      Sem falar que as próprias religiões se modificaram no decorrer da história. Mas, acredito, que essa tradução do texto mais antigo e preservado é algo que deve ser admirado, pois ainda não havia um projeto tão grande para a língua portuguesa quanto essa. Deve ser difícil traduzir do tipo de grego utilizado, era uma escrita muito arcaica.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s